as PRAIAS

As praias do Arraial, são lindas, e está entre as melhores da Costa do Descobrimento. Um prato cheio pra quem vem curtir o sol e o mar, sossego, diversão, tem praias para todos os gostos, pois tem praias desertas, praias agitadas com ótimas estruturas, praias sossegadas, para pratica de esportes radicais e lidas paisagens.

PRAIA DO MUCUGÊ

Essa é a principal, a mais próxima do centrinho. Basta descer a Rua do Mucugê até o final para encontrá-la. É também a mais cheias durante a alta temporada, com maior ofertas de bares e hotéis nas proximidades

A faixa de areia é larga e conta com muitas barracas de praia, pra todos os gostos e bolsos.

Apesar do movimento, tem um mar azulado bonito de ver, quase sem ondas por conta da barreira de corais que vai de Pitinga até Porto, formando piscinas naturais e quentinhas na maré baixa, ótimas para as crianças se divertirem.

Além do dia, nas proximidades tem bastantes bares e casas de shows que quase todos os fins de semana funcionam a noite, com baladas até a madrugada.

PRAIA DO PARRACHO

A parti da Mucugê, seguindo à direita, fica a Praia do Parracho, que é bem mais vazia e é frequentada por um público mais jovem, porém há menos barracas e o clima é mais tranquilo.

Na alta temporada que vai de dezembro a março, essa é praia da badalação, principalmente por conta do Uíki Parracho, que realiza festas e shows como o SUNDANCE; Cabana Grande, que tem ótimas opções de pratos e petiscos, além de serviço de praia.

A praia também atrai praticantes de esportes náuticos, além de famílias em busca de piscinas naturais durante a maré baixa.

PRAIA DA PITINGA

Continuando à direita do Parracho, chega-se à Praia da Pitinga. A cor do mar é bem bonita e, na maré baixa, formam-se algumas piscinas naturais expondo o início da barreira de corais que corre por todas as demais praias de um lado e uma praia com mar aberto do outro. A direita vemos a paisagem ornamentada por falésias em tons que variam do vermelho ao laranja contrastando com as águas mornas e esverdeadas, com ondas fortes, que banham a areia. O pequeno Riacho da Pitinga na maré alta forma uma pinscina de água doce e o seu leito oscila conforme a maré e os sulco das areias, por vezes corre acima da faixa de areia até próximo a Praia da lagoa Azul

É uma praia mais integrada à natureza, porém com uma estrutura de barracas. Recentemente as barracas passaram por modificação em suas estruturas, se integrando mais à paisagem e abrindo mais espaço para a praia, para a natureza e para os visitantes.

Dá pra vir tranquilamente caminhando por cerca de 30min pela praia saindo do Mucugê, mas se você preferir pode pegar uma van ou táxi no centrinho ou na balsa de Porto Seguro.

PRAIA DE TAÍPE E LAGOA AZUL

Partindo da Pitinga chegamos a Lagoa Azul, que atualmente está seca, porem no seu leito os turistas costumam banhar-se na lama da lagoa. Com apenas uma barraca, atende aquele que se aventuram a uma caminhada até ali.

Após chegamos em Taípe onde fica a cabana Taípe e Falésis, com boas estruturas. Nessa praia também desagua o riacho de Taípe formando piscinas de água doce durante a maré alta. Como não há muita estrutura, a tranquilidade é garantida, tanto que das praias de Arraial d’Ajuda é considerada uma das mais bonitas.

PRAIA DO APAGA FOGO

A começar de quem chega de Porto Seguro, temos a praia do Apaga Fogo, mais frequentada pelos hóspedes dos hotéis da região, não havendo uma estrutura para quem quer passar o dia.

PRAIA DE ARAÇAÍPE

Ela fica próxima da Praia do Apaga Fogo, não é muito frequentada por turistas pois não está no roteiro das grandes empresas, mas para quem frequenta o Arraial D’Ajuda há mais tempo descobriu uma das melhores praias da região, com pousadas, barracas de praias que respeitam o ambiente e a faixa de areia.

Durante a alta e durante a baixa sempre movimentadas, tanto por moradores como por turista cativos do Arraial, exigentes de uma boa música, boa comida e bares e restaurante intimistas, familiares, bem como aqueles das tribos do Rock e do Reggae, com festas e horários diferentes.

Temos na localidade barracas já consagradas como O Corujão, Sting Praia bar, Riggatone, Canto da Alvorada dentre outras.

PRAIA DOS PESCADORES

Após a praia de Araçaípe, encontramos a Praia dos Pescadores, que é assim conhecida por causa dos barcos dos pescadores que ornam a paisagem dando um ar de nostalgia, fica ao lado do Eco Parck. Com uma estrutura simples de uma só barraca é mais frequentada por moradores e nativos, que comem o famoso Arroz de Polvo na Barraca do Neo, que serve várias iguarias locais.